Protocolado o pedido de CPI para investigar contratos do Consórcio Nordeste durante a pandemia

A investigação tem como alvo contratos firmados pelo Consórcio Nordeste durante a pandemia

 

Foto: Câmara Federal

A assessoria do deputado federal Capitão Alden (PL-BA) informou na noite desta segunda-feira (6) que o parlamentar protocolou na Câmara dos Deputados um requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O objetivo da iniciativa é investigar contratos firmados pelo Consórcio Nordeste com fornecedores de insumos médicos durante o período crítico da pandemia da covid-19, entre os anos de 2020 e 2022.

Segundo o documento apresentado, o foco principal da apuração será a aquisição de ventiladores pulmonares que, embora pagos antecipadamente, jamais teriam sido entregues ao poder público. A proposta se baseia no artigo 58 da Constituição Federal e no Regimento Interno da Câmara, e prevê a instalação de uma comissão composta por 26 parlamentares titulares e 26 suplentes.

Apuração de pagamentos sem entrega de equipamentos

De acordo com o requerimento, os contratos firmados pelo Consórcio Nordeste durante a pandemia estão sob suspeita de irregularidades, principalmente pela realização de pagamentos antecipados para a compra de equipamentos médicos que não chegaram ao destino final.

Um dos casos mencionados envolve o governo da Bahia, que teria efetuado o pagamento integral pela aquisição de ventiladores pulmonares, sem que os aparelhos fossem efetivamente entregues. A assessoria de Capitão Alden afirmou ainda que há indícios de outras irregularidades nos contratos, incluindo a contratação de fornecedores que ofertavam dispositivos médicos sem registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Prazo e estrutura da CPI

Se instalada, a CPI terá um prazo inicial de 120 dias para conduzir as investigações. Os recursos financeiros e operacionais necessários para o funcionamento da comissão serão fornecidos pela própria Câmara dos Deputados. O objetivo é esclarecer o uso dos recursos públicos no contexto da pandemia e responsabilizar possíveis envolvidos em má gestão ou fraude.

Capitão Alden defende que a CPI é necessária para garantir transparência na aplicação de recursos públicos em um momento em que a população enfrentava uma crise sanitária sem precedentes. “É inadmissível que, em meio ao caos da pandemia, recursos tenham sido desviados ou mal utilizados. A população precisa de respostas”, destacou a assessoria do parlamentar.

O requerimento ainda aguarda apreciação da Mesa Diretora da Câmara para que, caso alcance o número necessário de assinaturas, possa seguir para instalação da comissão.

      Por: Inova News      

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem